terça-feira, 28 de julho de 2009

ESPECIAL OS CHACRAS | CHACRA CARDÍACO (ANAHATA)

CHACRA CARDÍACO, OU ANAHATA (em sânscrito, centro do som inviolado)

Localizado no meio do peito, na altura da linha dos mamilos, tem o ar como elemento e é associado ao timo, ao coração e aos pulmões. Sua função é assegurar a imunidade e integrar os três primeiros chacras (relacionados à matéria) com os três últimos (ligados à espiritualidade). Esse chacra favorece a inteligência emocional e o desenvolvimento da capacidade de amar, perdoar e nutrir a compaixão. “Quando está em equilíbrio, o indivíduo não se deixa levar pelas emoções”, afirma Maísa Misiara. Bloqueado, pode causar tristeza, solidão e medos. No campo físico, pode provocar doenças respiratórias e cardíacas. Hiperativado, faz com que a pessoa busque atenção e afeto a qualquer custo.


Como equilibrá-lo
Visualize tons de verde ou rosa na altura do coração. Pedras recomendadas para ajudar na mentalização: esmeralda, quartzo verde ou rosa, turmalina melancia, que mescla as cores verde e rosa ou vermelha no centro, ou a pedra-da-lua, que é translúcida. Posicione-as em cima do chacra.

De acordo com Alícia Goiriz, os óleos essenciais de sândalo, melissa ou manjerona são perfeitos para acalmar a energia no chacra do coração; já os de pinheiro, eucalipto, rosa e jasmim podem estimulá-lo.

O bija mantra ligado ao chacra é o YAM. Sente-se com as pernas cruzadas e a coluna reta, em cima de uma base confortável, e entoe a sílaba, concentrando-se na região do chacra. Medite pensando nas qualidades do ar, como leveza e espaço, e visualize o chacra do coração. Inspire profundamente algumas vezes e depois relaxe.


Para refletir – Sinta que o amor e a compaixão em você se convertem em fonte de inspiração para os que estão a sua volta.

Fonte: Revista Bons Fluidos

segunda-feira, 27 de julho de 2009

MENSAGEM UNIVERSALISTA DA SEMANA 20 Jul - 27 Jul

"Eduque a criança hoje, para não punir o adulto de amanhã"

Sai Baba

quarta-feira, 22 de julho de 2009

ESPECIAL OS CHACRAS | CHACRA DO PLEXO SOLAR (MANIPURA)

CHACRA DO PLEXO SOLAR, OU MANIPURA (em sânscrito, cidade da jóia)

Considerado o centro de poder do corpo, pois governa a vitalidade, a energia e os impulsos, esse chacra fica na altura do um bigo. “O prana (energia vital) penetra no corpo material por essa região”, conta Maísa Misiara. Também está relacionado à assimilação das emoções, ao egocentrismo, ao apego, aos desejos e às ambições. No nível físico, está ligado ao pâncreas e, quando enfraquecido, pode facilitar o surgimento de azia, má digestão, úlcera e diabetes. Já no campo psíquico, atenção, causa submissão e baixa autoestima. Quando muito estimulado, traz agitação. Seu elemento é o fogo.

Como equilibrá-lo
Ilumine a região localizada acima da cintura com a cor amarelo-ouro. A terapeuta de cristais Miriam Carvalho indica a utilização de citrino natural e topázio imperial para essa mentalização.

Espalhe, na base do crânio ou sobre o chacra, uma ou duas gotinhas de óleo essencial de manjericão, verbena ou limão para acalmá-lo. Se a intenção for ativá-lo, opte por cravo, bergamota, patchuli ou pinho.

Sente-se com a coluna ereta sobre uma base confortável, feche os olhos e entoe o bija mantra RAM, levando sua atenção até o chacra do plexo solar. Repita o som em silêncio sempre que precisar de ajuda para acreditar em si mesma ou finalizar uma tarefa. Medite imaginando o fogo, que está relacionado a esse chacra. Pense no poder transformador desse elemento e visualize a ponta de uma chama se desfazendo no ar.

Para refletir – Equilibre sua necessidade de comandar os diferentes aspectos da vida praticando o serviço desinteressado.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

MENSAGEM DA SEMANA | 13 Jul - 20 Jul

"Emmanuel costuma afirmar-nos que, sem religião, seríamos na Terra, viajores sem bússola, incapazes de orientar-nos no rumo da elevação real."

Chico Xavier

quarta-feira, 15 de julho de 2009

ESPECIAL OS CHACRAS | CHACRA UMBILICAL (SWADHISTHANA)

CHACRA UMBILICAL, OU SWADHISTHANA (em sânscrito, morada do Sol)

Localizado na região do baixo-ventre, quatro dedos abaixo do umbigo, tem a água como elemento e rege o inconsciente coletivo, a expressão da energia sexual, a satisfação dos prazeres, a criatividade e a procriação. No plano físico, comanda os líquidos corporais — como a menstruação, o sangue, o esperma e as lágrimas — e os sistemas digestivo e reprodutivo. “Em harmonia, é responsável pela saúde geral do organismo”, afirma Márua Pacce. Em desequilíbrio, pode levar à depressão, à dependência emocional e a problemas renais, intestinais, circulatórios e de reprodução. Hiperativo, estimula demais a sexualidade.

Como equilibrá-lo
Sempre que sentir necessidade, mentalize a cor laranja na área do chacra. As pedras podem auxiliar nesse processo — use âmbar ou olhode- tigre.

Camomila, tangerina ou lavanda são ideais para tranquilizar esse centro energético. Para ativá-lo, vá de hortelã, alecrim, jasmim ou ilangue-ilangue. A aplicação dos óleos essenciais deve ser feita em cima do chacra ou no espaço situado entre as sobrancelhas.

O bija mantra associado a esse ponto energético é o VAM. Antes de entoá-lo, sente-se com a coluna ereta e direcione sua atenção para o chacra. Outra opção é meditar por pelo menos cinco minutos se concentrando na fluidez. Lembre-se de sua transparência e frescor antes de dirigir a sua atenção para a área do chacra. Em seguida, imagine uma piscina cheia de água evaporando com o forte calor.

Para refletir – Sinta que você é capaz de reproduzir em cada ação no mundo o ilimitado poder da força criadora.

Fonte: Revista Bons Fluidos

segunda-feira, 13 de julho de 2009

MENSAGEM DA SEMANA | 06 Jul - 13 Jul

"Ciência sem religião é manca. Religião sem ciência é cega"
Albert Einstein

terça-feira, 7 de julho de 2009

DICA MUSICAL UNIVERSALISTA | NONA SINFONIA DE BEETHOVEN

Amigos!
Sintam a harmonia, a vibração elevada e a paz entrando em seu coração nesta belíssima obra-prima da música clássica, de nosso querido Ludwig van Beethoven!
Música dedicada ao Mateus Carvalho Pontes que está completando amanhã 10 meses!





Letra da 9ª Sinfonia de Beethoven em português

Baixo
Ó, amigos, mudemos de tom!
Entoemos algo mais prazeroso
E mais alegre!
Baixo. Quarteto e coro

Alegria, formosa centelha divina,
Filha do Elíseo,
Ébrios de fogo entramos
Em teu santuário celeste!
Tua magia volta a unir
O que o costume rigorosamente dividiu.
Todos os homens se irmanam
Ali onde teu doce vôo se detém.
Quem já conseguiu o maior tesouro
De ser o amigo de um amigo,
Quem já conquistou uma mulher amável
Rejubile-se conosco!
Sim, mesmo se alguém conquistar apenas uma alma,
Uma única em todo o mundo.
Mas aquele que falhou nisso
Que fique chorando sozinho!
Alegria bebem todos os seres
No seio da Natureza:
Todos os bons, todos os maus,
Seguem seu rastro de rosas.
Ela nos deu beijos e vinho e
Um amigo leal até a morte;
Deu força para a vida aos mais humildes
E ao querubim que se ergue diante de Deus!

Tenor e coro
Alegremente, como seus sóis corram
Através do esplêndido espaço celeste
Se expressem, irmãos, em seus caminhos,
Alegremente como o herói diante da vitória.

Coro
Abracem-se milhões!
Enviem este beijo para todo o mundo!
Irmãos, além do céu estrelado
Mora um Pai Amado.

Milhões se deprimem diante Dele?
Mundo, você percebe seu Criador?
Procure-o mais acima do Céu estrelado!
Sobre as estrelas onde Ele mora!

ESPECIAL OS CHACRAS | CHACRA RAIZ (MULADHARA)


CHACRA DA RAIZ, OU MULADHARA (em sânscrito, mula = raiz; adhara = base)

Situado na base da coluna, entre o ânus e os órgãos genitais, é abastecido pela energia da terra e comanda os instintos de sobrevivência, a autoconfiança e a nossa relação com o mundo prático. "Quando ele está saudável, a pessoa torna-se dinâmica, ativa e segura de si", constata Maísa Misiara. Não só: esse ponto luminoso nos recupera rapidamente de situações relacionadas ao estresse e afasta o envelhecimento precoce. Uma vez debilitado, é capaz de provocar insegurança e baixar a autoestima. Se muito estimulado, causa ganância e apego exagerado às coisas materiais. No plano físico, toma conta do intestino grosso, do sistema linfático, dos ossos, das pernas e dos pés e ainda está relacionado às glândulas suprarrenais.

Como equilibrá-lo
"Para acalmar esse centro energético, aplique uma ou duas gotas de óleo essencial de cedro, manjerona ou lavanda, diluídas em óleo vegetal ou álcool, na base do crânio ou em cima do chacra. Se a intenção é estimulá- lo, use alecrim, manjericão, pinho ou patchuli", indica a terapeuta Alícia Goiriz, diretora de educação e pesquisa da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Aromaterapia.

Imagine uma luz vermelha, que é a cor associada ao chacra da raiz, vibrando bem em cima dele. Se quiser, coloque rubi, granada, ônix ou turmalina preta sobre a região. "Os cristais são ótimos condutores e amplificadores de energia", justifica Miriam Carvalho, terapeuta especializada em pedras, de São Paulo.

"O bija mantra (mantra resumido, mono ou bissilábico) associado ao chacra da raiz é LAM", conta Maísa Misiara. Sente-se com a coluna reta, visualize a base dos quadris e comece a entoá-lo.

Para refletir – Estou em harmonia com as atividades do cotidiano, pois a minha existência está perfeitamente enraizada nele. Encontro segurança e estabilidade vivendo em plena conexão com as tarefas do meu dia-a-dia.

Fonte: Revista Bons Fluidos


domingo, 5 de julho de 2009

MENSAGEM DA SEMANA | 29 Jun - 06 Jun

"não há pecador irremissível, uma vez que viemos de Deus e a Ele voltaremos"

Sri Ramakrishna

quarta-feira, 1 de julho de 2009

RESULTADO DA ENQUETE: O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NO BLOG?

Vídeos
11 (64%)

Postagens de estudo religioso
10 (58%)

Dica Musical Universalista
8 (47%)

Divulgações de palestras e seminários
7 (41%)

Mensagem da Semana
7 (41%)

Evangelho da Semana
7 (41%)

Postagens sobre Religiões
6 (35%)

Total de Votos: 17


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...